Metodologia

O Centro Internacional de Linguagem e Cultura (CILC) tem por objetivo desenvolver a competência comunicativa do aprendiz de língua inglesa como língua estrangeira (LE), fazendo com que o aluno se comunique em diferentes situações sociais, profissionais e de lazer como em viagens e em leituras; trabalhando e explorando situações multi-culturais através do contexto do cotidiano; focalizando a sala de aula como um contexto ligado ao mundo.
No CILC, a abordagem comunicativa é usada com o objetivo de desenvolver as quatro habilidades linguísticas (ler, escrever, ouvir e falar) de forma integrada. Durante as aulas é dada ênfase especial à conversação. A sala de aula é um ambiente que estimula a interação e a cooperação entre os participantes – alunos e professor. De acordo com o pensamento de Vygotsky (1978), a educação tem suas origens na sociedade e na cultura, sendo mediada pela linguagem. O aluno, enquanto sujeito, constrói o seu conhecimento assim como sua realidade social através das interações. Pode-se dizer que, para esta visão de aprendizagem, a construção do significado e do conhecimento é um processo social, onde os participantes, através do diálogo, criam um conhecimento comum.

Neste sentido, algumas atividades são realizadas em pares (aluno – aluno) e em grupos, com alunos colaborando uns com os outros. A aprendizagem do novo idioma é construída sócio-historicamente, ou seja, o indivíduo constrói a cultura que, por sua vez, constrói e ordena o real – a Sociedade- que constrói a Cultura, numa dialética.

As discussões em grupo sobre assuntos relevantes estimulam os alunos, a partir de níveis iniciais, a expressar suas opiniões e analisar criticamente temas atuais.

No decorrer da aprendizagem do idioma em sala de aula presencial, o CILC tem por objetivo tornar o aluno apto a prestar exames internacionais, tais como: YLE, PET, FCE, CAE, CPE (Cambridge), TOEL E SAT considerando que esses exames dão validade ao conhecimento da língua inglesa no mercado de trabalho atual.

Depoimentos

  • "... No início, não botava fé que iria gostar e aprender, mas depois da primeira aula que tive lá, vi que aprender uma nova língua não é um bicho de sete cabeças. Comecei a perceber... "
    Pablo Souza Designer Junior www.pablogama.com.br
  • "... No início, não botava fé que iria gostar e aprender, mas depois da primeira aula que tive lá, vi que aprender uma nova língua não é um bicho de sete cabeças. Comecei a perceber... "
    Anderson Santana Designer Senior www.andersonsantana.com.br
  • "... No início, não botava fé que iria gostar e aprender, mas depois da primeira aula que tive lá, vi que aprender uma nova língua não é um bicho de sete cabeças. Comecei a perceber... "
    Alexandre Romão Designer Pleno www.alexandreromao.com
  • Alemão

    A língua dos grandes pensadores! A 5ª maior economia global!...
  • Inglês

    ingles
    Ainda no "The book is on the table?"

    Em um mercado cada vez mais competitivo, o inglês é uma peça fundamental no âmbito dos negócios, o que impulsiona grande parte dos profissionais a buscar especialização.

    ...
  • Espanhol

    espanhol
    Adiós a Portunhol!

    Quarta língua mais falada no mundo, o Espanhol ganha cada vez mais notoriedade no mercado de trabalho. Além de representar um interesse particular em algumas pessoas.

    ...
  • Francês

    frances
    Um idioma apaixonante.

    A musicalidade da língua francesa é uma das características mais marcantes do idioma. Não deixa de ser tentador pensar num passeio por Paris, a mais visitada cidade do mundo.

    ...